0
 
O SBT divulgou no início da tarde desta terça-feira (12), release oficial de comemoração dos 33 anos da emissora, que serão completados no próximo dia 19. Nele, a emissora destaca as novidades recentes, avanços nos mais diversos setores de programação, tecnologia e estrutura e ressalta sua história de sucessos. Veja a íntegra:


Na terça-feira, 19 de agosto, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) completa 33 anos de história e momentos marcantes compartilhados com a família brasileira. A emissora comemora o novo ciclo com importantes novidades que irão ressaltar e multiplicar ainda mais a percepção de um SBT mais dinâmico e moderno. Dentre elas, a adoção de um novo conceito junto à plataforma ‘#Compartilhe’, com a campanha ‘Quem compartilha felicidade, multiplica’, que também inclui uma logomarca inovadora que representa a nova fase do canal.

Outro importante motivo para comemoração na emissora são os índices de audiência, pois o mês de julho de 2014 marca a retomada da vice-liderança do SBT nas mais importantes faixas horárias do PNT (Painel Nacional de Televisão). Dados fornecidos pelo Ibope.

Ao longo das 24 horas, o SBT marcou 4,4 pontos de média e encerrou o período com uma audiência 10% superior ao índice da terceira colocada, que marcou 4,0 pontos. Ao comparar os dados com o mês de junho, o SBT foi a única emissora a obter crescimento: 2%.

Na média/dia, o SBT conquistou a vice-liderança isolada em 28 oportunidades e empatou em outros três. Isso significa que a emissora venceu a concorrente em 90% dos confrontos e, em nenhum dia do mês, ficou em terceiro lugar na média nacional.

Outra importante faixa que o SBT superou a emissora concorrente foi no horário nobre. Das 18h às 24h, a rede marcou 6,7 pontos de média e a terceira colocada ficou com 6,5 pontos. No horário considerado nobre, dos 31 dias de julho, o SBT superou a concorrência em 19 oportunidades. Venceu 61% dos embates.

Na média/tarde, das 12h às 18h, o SBT superou a concorrência em julho e fechou na vice-liderança no ranking nacional com 5,2 pontos de média. A terceira colocada marcou apenas 4,9 pontos. Nessa faixa, o SBT permaneceu 22 dias na vice-liderança isolada, dois dias empatado e perdeu apenas em sete confrontos. Um aproveitamento de 71%.

No período da manhã, das 6h às 12h, o SBT alcançou 3,2 pontos de média e ficou apenas 0,1 ponto atrás emissora concorrente, a menor diferença desde janeiro de 2014.

O SBT também superou a emissora terceira colocada em outras importantes faixas horárias. Das 6h à 0h, o SBT encerrou o mês de julho em segundo lugar com 5 pontos de média e a concorrente ficou com 4,9. Nessa faixa, o aproveitamento do SBT foi de 65% contra a concorrência. Dos 31 confrontos do mês, o SBT conquistou a vice-liderança isolada em 20 oportunidades, empatou em outros três dias e perdeu em apenas oito.

Em outro parâmetro de medição, a faixa das 7h à 0h também foi favorável ao SBT no mês de julho, que venceu 17 confrontos e empatou em quatro oportunidades. Nessa faixa, o SBT superou a Record em 55% dos confrontos. Nesse horário, o SBT marcou 5,2 pontos de média e a terceira colocada 5,1 pontos.

Além de superar a concorrência e recuperar a vice-liderança na média nacional, o SBT também alcançou o segundo lugar no ranking geral das audiências em São Paulo. Na média das 24 horas, o SBT marcou 4,8 pontos de média, enquanto a terceira colocada ficou com 4,4 pontos de média. 

A CAMPANHA – Para comemorar seu aniversário de 33 anos e destacar um novo momento, o SBT lança hoje uma campanha publicitária baseada no conceito: "Quem compartilha felicidade, multiplica”. Criada pela Publicis Brasil, a ação dá continuidade à plataforma #Compartilhe, evoluindo a comunicação para o real sentindo de passar adiante aquilo que diverte, informa e aproxima as pessoas.

“Identificamos que a emissora tem um forte engajamento junto ao público, que compartilha e multiplica em diferentes meios o nosso conteúdo. A nova campanha é sobre essa relação dinâmica e verdadeira que o SBT conquistou e fortaleceu ao longo dos anos”, declara Glen Valente, diretor Comercial e de Marketing do SBT.

A campanha conta com filme para TV, peças de mídia impressa e digital. Todo o material já apresenta a nova identidade visual do SBT, que inclui um logo mais dinâmico e moderno lançado em 18 de julho para o mercado e que passa a ser adotado oficialmente na grade de programação da emissora a partir de 17 de agosto.

Nos anúncios, os principais artistas do SBT aparecem multiplicados, reforçando assim o mote da campanha. A comunicação traz ainda um texto em formato de manifesto: “Felicidade é nascer com a vocação de divertir. É ter mais energia a cada ano que passa. É ter a alegria de realizar sonhos. É estar próximo de quem você ama. Mesmo que você ame 200 milhões de pessoas (...)”.

A estratégia digital segue a mesma linha, assim como o filme, que traz um clipe de imagens marcantes do elenco da emissora. Segundo Hugo Rodrigues, COO & Chief Creative Officer da Publicis Brasil, a campanha mostra que as coisas boas da vida devem ser multiplicadas. “Ressaltamos o DNA de felicidade da emissora e a vocação que ela tem para divertir, informar e emocionar seus 191 milhões de telespectadores”, afirma.

A criação da campanha é de Elias Carmo e Kiko Matoso sob direção de criação de Hugo Rodrigues e Kevin Zung. 

Ficha técnica da campanha: 
Cliente: SBT 
Produto: Institucional 
Agência: Publicis Brasil 
Título: Quem Compartilha Felicidade Multiplica 
Direção de criação: Hugo Rodrigues e Kevin Zung 
Direção de arte: Elias Carmo 
Redação: Kiko Matoso 
Atendimento: Thais Azevedo, Giovanna Garutti e Ana Flávia Back 
Planejamento: Gilberto Giustina e Fernanda Malaco 
Mídia: Andrea Veronezi e Raquel Mattoso 
Tráfego: Rose Ramalho 
Fotos: Roberto Nemanis/SBT e Lourival Ribeiro/SBT 
Produção gráfica: Rita Vilarim, Emerson Russo e Thiago Loureiro 
Art Buyer: Selma Momosse e Natalia Souza 
Finalização: Adriano Idas, Laurêncio Vilela, Claudio Alves 
Tratamento de Imagem: Casa Vaticano 
Aprovação do cliente: Daniela Beyruti, Glen Valente, Fernando Pelégio e Priscila Stoliar 
Estreias nos últimos meses 

No dia 14 de setembro de 2013, a emissora estreou uma temporada da atração “Famoso Quem?” (My Name Is), um formato da Fremantle Media que já fez sucesso em diversos países. O programa teve como objetivo descobrir e revelar os melhores covers de celebridades escondidos no Brasil. Thammy Miranda foi a repórter, Marcelo Boffat o preparador vocal e Lola Melnick a preparadora de dança. Diego Ramiro, Bruna Tang e Paulinho Serra foram os jurados que escolheram a vencedora que levou o prêmio de R$ 5 mil em barras de ouro e um carro zero quilômetro.

Em 9 de novembro de 2013, estreou no SBT a atração “Máquina da Fama”, comandada por Patricia Abravanel. O programa, que vai ao ar nas noites de segunda-feira, recebe candidatos que passam por uma superprodução para se apresentarem como covers de seus artistas preferidos. Cada apresentação recebe uma nota de um a dez. Ao final de cada programa, o cover que com a maior nota recebe um prêmio de R$ 5 mil em barras de ouro.

A série ‘Patrulha Salvadora’, autoria da escritora Iris Abravanel, estreou no SBT no sábado, dia 11 de janeiro de 2014, na faixa-horária das 20h30. A primeira temporada da série contou com 13 episódios, que deu origem a mais duas temporadas (13 de abril de 2014 e 12 de julho de 2014), que estrearam uma na sequência da outra, com 13 episódios cada. A história conta a saga dos nove patrulheiros, que usam seus superpoderes para salvar a cidade de Kauzópolis de grandes e perigosos vilões.

No dia 17 de fevereiro de 2014, a atração ‘Caso Encerrado’, produzida pela Telemundo e sensação nos Estados Unidos e em mais de 16 países da América Latina estreia no SBT. Apresentado pela advogada Ana María Polo, o programa aborda a discussão de assuntos familiares, que são transformados numa espécie de julgamento.

O ‘Arena SBT’ entrou no ar no dia 8 de março de 2014, com a proposta de ser um programa com humor, música e esporte. O ‘Arena SBT’ quebrou as barreiras do jornalismo esportivo tradicional e passou a encarar com outro olhar o programa de entretenimento voltado para o esporte. O jornalista e comentarista Thomaz Rafael, o jornalista, atleta e comediante Smigol, a apresentadora Livia Andrade, o humorista Alexandre Porpetone e os comentaristas Gavião e Edmílson formam a equipe da atração que também contou com uma banda ao vivo, participação do público, celebridades do mundo esportivo e uma excelente cobertura da Copa do Mundo do Brasil.

Em 10 de março de 2014 estreia o “The Noite com Danilo Gentili”, um talk show apresentado pelo humorista Danilo Gentili. Seus convidados são pessoas que se destacam na cena nacional e internacional e são recebidos sempre em situações bem humoradas. O programa conta ainda com Murilo Couto, Léo Lins, Juliana Oliveira, Diguinho Coruja e a banda Ultraje a Rigor no elenco. Quadros como “Leite Show”, “Cyberbullying" e "O Mestre Mandou" também fazem parte da atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, após a meia-noite.

A segunda temporada do reality show “Menino de Ouro”, parceria do SBT com a FremantleMedia Brasil, estreou em 16 de março de 2014. Considerado um programa social, a atração mostra a paixão de centenas de jovens boleiros que sonham com a real oportunidade de se tornar um jogador profissional de um grande time de futebol. A atração é comandada pelo craque Paulo Sergio. Karina Bacchi é a repórter de campo, enquanto os ex-jogadores Zetti e Edmilson são os técnicos. Marco Aurélio Buchaim Regos, conhecido como Marcão, foi responsável pelos treinos técnicos e físicos.

O programa ‘Okay Pessoal!!!” estreou em 28 de abril de 2014 e marcou a volta do apresentador e jornalista Otavio Mesquita ao SBT. Repleto de cultura, diversão, tecnologia, moda e informação, a atração aborda os mais variados temas e anima as madrugadas dos telespectadores.

A novela mexicana ‘Meu Pecado’ (Mi Pecado), produção da Televisa, inédita na TV aberta brasileira no dia 2 de junho de 2014, nas tardes do SBT. A trama é protagonizada pela estrela mexicana Maite Perroni, que interpreta a personagem Lucrécia e por Eugenio Siller, que faz o personagem Juliano. ‘Meu Pecado’ é uma poderosa história de amor, paixões e intrigas que mudaram para sempre a vida de três famílias. 

Novas Estreias 


O SBT prepara grandes estreias para marcar os 33 anos da emissora com muitas novidades para os telespectadores.

Em parceria com a ‘Endemol Brasil’, o SBT fará a aguardada estreia do talent show ‘Esse Artista Sou Eu’ (Your Face Sounds Familiar) na noite da próxima segunda-feira, 25 de agosto, às 23h. O formato da competição de talentos já ganhou versão em mais de 50 países. No ‘Esse Artista Sou Eu’, um grupo de celebridades precisa assumir identidades de grandes estrelas da música nacional e internacional. A produção brasileira será apresentada por Márcio Ballas.

O assunto ‘Eleições 2014’ já faz parte dos principais editoriais do País e o departamento de Jornalismo do SBT está preparando uma grande cobertura em torno das eleições. Em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, o portal UOL e a rádio Jovem Pan, o SBT vai realizar sabatinas e debates eleitorais com os candidatos a governador e presidente. Os debates serão mediados pelo jornalista Carlos Nascimento. No telejornal ‘SBT Brasil’, os candidatos à presidência serão entrevistados no período de 15 a 19 de setembro de 2014, com duração de 15 minutos para cada concorrente. Já os candidatos a governador terão participação no ‘SBT Manhã’ entre os dias 4 e 12 setembro de 2014, também com o tempo de 15 minutos cada.

Sucesso absoluto, ‘Patrulha Salvadora’ terá a estreia da quarta e última temporada da série, com 13 episódios inéditos que trarão aos telespectadores grandes novidades e participações especiais. A nova temporada estreia na emissora ainda em 2014.

O SBT também irá estrear a segunda temporada da atração ‘Festival Sertanejo’, que desta vez buscará a revelação da melhor voz sertaneja do País. O programa volta ao ar repleto de novidades.

E mais, a emissora está em pré-produção de sua nova telenovela, ‘Cúmplices de Um Resgate’ (nome provisório). A nova trama, que substituirá Chiquititas em 2015 (na faixa-horária das 20h30), será adaptada pela autora Iris Abravanel e protagonizada pela atriz mirim Larissa Manoela. 

Os melhores filmes da TV 


Assim como nos anos anteriores, o SBT exibiu uma seleção de grandes filmes inéditos com histórias de tirar o fôlego, tais como: ‘A Lenda dos Guardiões’, ‘Coco Antes de Chanel’, ‘Hora de Recomeçar’, ‘Fúria Sobre Rodas’, ‘Um Parto de Viagem’, ‘Desconhecido’, ‘Contos do Dia das Bruxas’, ‘A Cela 2’, ‘Como Cães e Gatos 2’, ‘Bilhete de Loteria’, ‘Colinas de Sangue’ e ‘Sucker Punch - Mundo Surreal’.

E mais, uma seleção de filmes inéditos está sendo preparada para ser exibida pelo SBT entre o segundo semestre deste ano e 2015, com títulos como: ‘Arthur, o Milionário Irresistível’, ‘O Ritual’, ‘Passe Livre’, ‘O Desinformante’, ‘SWAT – Comando Especial II: Firelight’, ‘O Exterminador do Futuro: a Salvação’, ‘30 Minutos ou Menos’, ‘Jogos Letais’, ‘Santos Justiceiros II’, ‘Distrito 9’, ‘Pelas Garotas e pela Glória’, ‘Pânico no Lago 3’, ‘A Morte Convida para Dançar’, ‘Resident Evil 4’ e ‘Zumbilândia’. 

Jornalismo 


A campanha “Jornalismo que evolui, princípios que não mudam” mostra a preocupação do SBT com princípios que garantem a informação indispensável, crível e com a responsabilidade de ser tratada de forma séria. Esses princípios são mantidos ao longo das décadas e tornaram-se fatores de grande importância para o público que acompanha os telejornais da emissora. O SBT possui uma excelente equipe de jornalistas reconhecidos e respeitados por suas trajetórias. Profissionais como: Carlos Nascimento, Roberto Cabrini, Joseval Peixoto, Marilia Gabriela, Rachel Sheherazade, Joyce Ribeiro, Hermano Henning, Karyn Bravo, Cesar Filho, Analice Nicolau, Anelise de Oliveira, Cyntia Benini, Neila Medeiros e Patricia Rocha. O jornalismo do SBT é guiado por uma carta, escrita e assinada por Silvio Santos, em 1988, com os princípios do jornalismo da emissora. 

Prêmios e indicações 


Em 2014, o SBT venceu o ‘27º Prêmio Veículos da Comunicação’, na categoria ‘TV Aberta’. A premiação é realizada pela revista ‘Propaganda’, da Editora Referência e os vencedores são definidos pela ‘Academia Brasileira de Marketing’. O SBT também venceu, em 2013, o ‘Prêmio Marketing Best 25 anos’, o ‘Prêmio Youpix’ e ainda o ‘Prêmio Colunistas SP e Brasília’.

A emissora também foi indicada em 2013, pela segunda vez consecutiva, ao ‘Prêmio Caboré’, desta vez na categoria ‘Veículo de Comunicação - Mídia Eletrônica’. A premiação é a mais cobiçada da indústria da comunicação. A premiação foi promovida pelo jornal ‘Meio & Mensagem’.

E mais, o SBT também cresceu da 6ª para a 3ª posição no ranking de ‘TV Aberta’ da pesquisa ‘Veículos Mais Admirados de 2013’, que é um levantamento que aponta o prestígio dos veículos junto ao mercado publicitário. A pesquisa foi realizada pelo ‘Grupo Troiano de Branding’ para o ‘Meio & Mensagem’. 

Investimento em tecnologia 


O SBT multiplica ano a ano as melhorias adotadas nos processos de produção, com investimentos contínuos em tecnologia e qualificação de seus colaboradores da equipe técnica e operacional. Isso faz com que a emissora exiba 65% de programação própria, com produção e exibição digitalizada, o que representa 465 horas mensais de conteúdo produzido nos estúdios do CDT/Anhanguera.

Para otimizar ainda mais a produção de nosso conteúdo, foram adquiridos equipamentos de sistemas de controle de iluminação, novos microfones e câmeras HD de última geração. Além disso, estão em fase de implantação diversos projetos de infraestrutura de engenharia (Controle Geral, Automação Master, entre outros) para multiplicar a qualidade e agilidade dos processos produtivos da emissora. “O resultado de todo esse esforço é que estamos mais próximos de termos toda a programação produzida em Alta Definição”, explica o diretor de Técnica e Operações do SBT, Raimundo Lima.

Em 2013 foi concluído o projeto de implantação do áudio digital na maior parte da emissora. Os estúdios do SBT ganharam novas salas de operação e sonoplastia, com equipamentos de áudio digitais, essencial para a futura adoção do Áudio 5.1. 

Sintonia com a rede de afiliadas 


O SBT comemora junto à rede de 114 emissoras e reconhece a sua importância, estimulando a produção regional por entender a grandeza do País. Atualmente a rede de afiliadas e emissoras próprias exibem mais de 300 programas locais.

Com intuito de criar uma estratégia única de comunicação, jornalismo, conteúdo e padronização técnica, a direção da emissora matriz (São Paulo) realiza constantemente workshops para a sua rede. 
Além disso, o SBT trabalha fortemente na criação dos eventos regionais, que exploram a cultura e valorizam as tradições e características culturais de cada região, o que aumenta as oportunidades comerciais para os anunciantes. 

Investimento nas regionais SBT (emissoras próprias) 


Os esforços e investimentos nas regionais reafirmam o compromisso do SBT de fortalecer cada vez mais sua presença local ao compartilhar informação e entretenimento com toda a família.

As emissoras filiadas do SBT receberam em 2013 cerca de R$ 18 milhões em investimentos. Já para 2014, o valor estimado passa de R$ 23 milhões. São projetos de investimentos na área técnica, jornalismo, administração, infraestrutura, além de ações e eventos desenvolvidos em parceria pela área comercial e marketing, como a criação de uma extensão da logomarca nacional para as emissoras regionais localizadas em Ribeirão Preto, Centro Oeste Paulista e Nova Friburgo. E ainda o aumento da área de cobertura das emissoras, lançamento de novos produtos e a implantação do HD na programação local são alguns dos trabalhos que vem sendo executados ao longo do ano.

Após ampliação da sua área de cobertura, a emissora SBT RIO, vice-líder de audiência na média anual das 24 horas, também aumentou sua produção jornalística com a estreia de um novo produto nas manhãs cariocas, o ‘SBT Rio Manhã’. Com isso, a emissora de Nova Friburgo, que agora é o SBT INTERIOR RJ, também ganhou novo conteúdo jornalístico. Ações regionais, eventos para o mercado e promoções envolvendo o telespectador são algumas das apostas do SBT RIO para reforçar ainda mais sua marca local e fidelizar o público.

O SBT RS está colhendo os frutos de muito trabalho e dedicação aos seus telespectadores. No último ano a emissora recebeu diversas premiações, em diferentes categorias, entre os principais e mais conceituados prêmios do Rio Grande do Sul. A grade de programação do SBT RS também ganhou reforço com a estreia de um novo conteúdo local, o ‘SBT Esporte’. Além dos eventos e ações regionalizadas com a participação do casting da emissora, presença do mercado e envolvimento com o telespectador.

O SBT BRASÍLIA mantém a vice-liderança consolidada de audiência há mais de dois anos e também reafirma o sucesso da emissora com a conquista de um dos mais importantes prêmios regionais no último ano, o ‘Prêmio Colunistas’. A emissora vive ainda uma nova fase, novos apresentadores no jornalismo local, o sucesso e crescimento em audiência, além da ampliação da área de cobertura e a interação do mercado local em eventos promovidos pelo SBT BRASÍLIA com a participação dos artistas locais e nacionais.

Após inauguração da sua nova sede, o SBT PARÁ presenteou seus telespectadores com mais uma novidade: o início da transmissão digital. Com isso, a emissora reforça ainda mais sua marca e conteúdo local, com a melhor qualidade possível.

Já o SBT Ribeirão Preto, que agora é SBT RP, comemora o resultado de pesquisa realizada recentemente que aponta crescimento disparado da emissora entre as concorrentes, além do desenvolvimento da programação local, como o jornalismo que triplicou a sua audiência, e a vice-liderança isolada e consolidada na média das 24 horas de programação. A emissora inaugurou no último ano sua transmissão digital, e ainda neste semestre o contemplado será o SBT Centro Oeste Paulista, que agora é SBT CENTRAL.

O projeto de criação das logomarcas regionalizadas foi desenvolvido para fortalecer a marca já consolidada do SBT em cada região, valorizando os hábitos e costumes do público local, além de proporcionar maior aproximação e identificação com o telespectador e o mercado. 

Site do SBT e Redes Sociais 


Dentro das ações de comemorações de 33 anos, o site do SBT (www.sbt.com.br) passa por uma grande reformulação. Moderno, dinâmico, com navegação intuitiva, responsiva e totalmente integrada às redes sociais. Conteúdos exclusivos e vídeos produzidos exclusivamente para a web ganham ainda mais destaque na nova homepage e nas demais áreas do site.

O SBT Vídeos, com acervo de mais de 55 mil mídias, também ganha novas funcionalidades para facilitar a navegação do internauta. O canal de vídeos do SBT também se mantém com conteúdos atualizados nos serviços sobre demanda (VODs) que tenham acesso à internet.

Nas redes sociais, o SBT passou a ter um perfil no Instagram (http://instagram.com/sbtonline), que se une aos demais perfis oficiais da emissora, que sempre utilizam a plataforma “#Compartilhe". Os internautas podem acompanhar as novidades do SBT também através do Twitter (http://twitter.com/SBTonline), Facebook (www.facebook.com/SBTonline), Google+ (http://plus.google.com/+SBTOnline) e YouTube (www.youtube.com/SBT). Além disso, a emissora segue investindo em canais exclusivos de seus programas por meio de uma parceria com o YouTube, como acontece com os programas ‘The Noite com Danilo Gentili’, ‘Eliana’, a novela ‘Chiquititas’, entre outros. No Facebook, a página oficial do SBT teve um salto expressivo no número de fãs em um ano: passou de pouco mais de 1 milhão de seguidores para mais de 6,3 milhões de fãs. 

Responsabilidade Social 


No ‘Teleton’ 2013, o SBT e a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente comemoraram a superação da meta de arrecadação de R$ 26 milhões. Em sua 16ª edição, a maratona televisiva conseguiu angariar R$ 26.907.055,00 milhões. Neste ano, a 17ª edição do Teleton acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2014, com a mesma meta de arrecadação: R$ 26 milhões. 

Sobre Teleton: 

Criado 1966 anos nos Estados Unidos pelo ator Jerry Lewis, o Teleton está presente em mais de 20 países e visa arrecadar recursos para a causa dos deficientes físicos.

No Brasil, o primeiro Teleton ocorreu no dia 16 de maio de 1998 no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) com o objetivo de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Em sua primeira edição, o projeto arrecadou R$ 14.855.000, que foi utilizado para a construção de uma nova unidade da AACD em Recife (PE) e na reforma da unidade da Mooca, em São Paulo. Além do Brasil, outros países, como Chile, Bélgica, Canadá, Austrália e Costa Rica adotaram a ideia.

Todos os anos, durante a exibição do Teleton, o SBT tem uma programação especial com mais de 24 horas de duração totalmente dedicadas ao projeto. Desde sua criação, a mobilização é uma das principais fontes de captação de recursos para a AACD. 

SBT do Bem:

Em 2014, o SBT se empenhou ainda, chancelada por sua marca “SBT do Bem”, em uma causa de saúde pública: o combate ao tabagismo. A emissora lançou em sua grade de programação e também na internet, no ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ (31 de maio de 2014), uma campanha antitabagista, que contou com filme de 30 segundos e com um projeto editorial no Jornalismo do canal. O filme foi criado pela Publicis e produzido pelo SBT.

A emissora também lançou uma máquina que converte cigarros em atividades de lazer e entretenimento. A lógica da “Máquina destruidora de cigarros” é simples: por meio de uma escala na qual um cigarro equivale a 11 minutos de vida (média de tempo que se leva para fumar um cigarro), o SBT premiou jovens que descartaram o produto na máquina. Cada prêmio – entregue na hora em uma cápsula - tinha relação direta com a quantidade de cigarros depositados, podendo ser uma entrada para cinema, uma camiseta para a prática de esportes, um vale livro ou DVD. A máquina ficou disponível de 9 a 11 de junho de 2014 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, que “abraçou” o projeto do SBT e entrou como parceiro da ação. Novas ações serão apresentadas ao longo do ano com essa temática, sempre sob o guarda-chuva do projeto “SBT do Bem”. 

História de sucesso 


No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília.

Para conquistar os sete canais, que pertenciam à extinta TV Tupi, de propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do País. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos.

Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o ‘Programa Silvio Santos’, que bateu o recorde e entrou para o Guiness Book como o programa mais antigo da TV. Sucesso absoluto, o ‘Programa Silvio Santos’ é tradicionalmente exibido nas noites de domingo, onde é vice-líder isolado de audiência e constantemente atinge o primeiro lugar por diversos minutos.

À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o Brasil. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas.

Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações.

A identidade da emissora foi construída com o sucesso de programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), a série Joana, com Regina Duarte, a minissérie internacional ‘Pássaros Feridos’, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, além de uma seleção de grandes filmes.

Desde o início, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o ‘Show do Bozo’, ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.

Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deram ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%.

Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, ela comandou um programa de entrevistas, além de um dominical.

Com o melhor do humor brasileiro, ‘A Praça é Nossa’ estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas como Ronald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.

Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa.

À frente do ‘TJ Brasil’, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa ‘Jô Onze e Meia’, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador.

O núcleo de telejornalismo foi reforçado com a contratação de Hermano Henning nos anos 90, atual apresentador do ‘Jornal do SBT Manhã’. Sua estreia ficou marcada com o êxito da cobertura da Copa do Mundo, na Itália.

As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil metros quadrados: o Complexo Anhanguera, em Osasco.

Considerado como o empreendimento mais arrojado do Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão de televisões internacionais.

Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com oito estúdios, com câmeras, iluminação e tecnologia de ponta, estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. A nova estrutura, os processos de concepção, produção e veiculação possibilitaram mais agilidade e integração.

Para o conforto de seus colaboradores, visitantes e convidados, a estrutura dispõe de restaurantes, lanchonetes, café, salão de beleza, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços.

Na busca constante por novas realizações, para entreter e informar o telespectador, a emissora estreou, também nos anos de 1990, o polêmico ‘Aqui Agora’. O formato “jornalismo-verdade” difundiu um novo padrão, seguido por outras emissoras.

Em 1993, com a estreia do ‘Domingo Legal’, com Gugu Liberato, o telespectador recebia mais uma opção de entretenimento. O programa ocupou o primeiro lugar de audiência ao mesclar quadros divertidos e informações jornalísticas de âmbito nacional e internacional.

No final dos anos de 1990, o ‘Programa do Ratinho’, apresentado por Carlos Massa, o Ratinho, e o ‘Show do Milhão’ tiveram ampla repercussão.

O acordo firmado com a rede mexicana Televisa disseminou um novo estilo de teledramaturgia, influenciando a produção de novelas nacionais. Entre elas estão a trilogia ‘Marimar’, ‘Maria do Bairro’ e ‘Maria Mercedes’, além de ‘Carrossel’, ‘Chispita’, ‘Café com Aroma de Mulher’ e ‘A Usurpadora’.

A teledramaturgia nacional recebeu a atenção do SBT ao produzir textos clássicos com bom gosto como: ‘Cortina de Vidro’ (1989), ‘Brasileiros e Brasileiras’ (1990), o clássico ‘Éramos Seis’ (1994) e ‘Os Ricos Também Choram’ (2005).

Em 2001, com a exibição de Casa dos Artistas, a emissora reinventou o formato do reality show ao mostrar a vida e o comportamento de celebridades confinadas em um espaço.

O projeto de reformulação do departamento de jornalismo resultou na contratação de Ana Paula Padrão, em 2005, como principal âncora do ‘SBT Brasil’. A emissora criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas, além de formar uma equipe de correspondentes internacionais. No ano seguinte, a contratação de Carlos Nascimento, responsável pelo ‘Jornal do SBT Noite’, reforçou o núcleo jornalístico. Com quatro telejornais em exibição, o SBT dispõe de uma redação com o que há de mais moderno em tecnologia digital.

O resultado desses e outros investimentos rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo.

No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação do departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela ‘Cristal’. O programa ‘Rei Majestade’, apresentado por Silvio Santos, trazia ao palco artistas do passado. As estreias de ‘Ídolos’ e ‘Supernanny’ garantiram liderança ao SBT. O primeiro percorreu o Brasil em busca de novos talentos na música brasileira. Já o segundo, ‘Supernanny’, a pedagoga Cris Poli auxilia pais na educação dos filhos. Em 2012, o novo ‘Supernanny’ trouxe 26 episódios com nova linguagem visual, temas mais abrangentes e polêmicos com reportagens especiais de temas como: bullying, obesidade infantil, gravidez na adolescência.

O programa ‘Astros’, que estreou em 2008, realizou o sonho de artistas no anonimato. Sob o comando de Beto Marden e Ligia Mendes, a atração tornou-se um celeiro de novos talentos musicais. Em 2012, a atração foi reformulada e voltou ao ar com sucesso sob o comando do apresentador André Vasco e dos jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda.

No segundo semestre de 2008, Iris Abravanel ingressa na teledramaturgia com o lançamento da novela ‘Revelação’. Um ano depois, a autora partiu para o segundo projeto, com a estreia de ‘Vende-se Um Véu de Noiva’, um texto com adaptação livre da obra de Janete Clair.

O ‘Domingo Legal’ já faz parte da vida dos brasileiros. Há 21 anos, a atração leva até a casa do telespectador um programa especial, com música, reportagens, celebridades, notícias e quadros que são campeões de audiência. Em 2009, Celso Portiolli assume o Domingo Legal, e faz deste um dos programas mais queridos e assistidos pelos brasileiros.

Em 2009, a apresentadora Eliana volta ao SBT para fazer famílias ainda mais felizes. Semanalmente, ela leva informação, diversão e alegria aos telespectadores, que se surpreendem com as novidades da atração e se emocionam com quadros já consagrados. O programa ‘Eliana’ é uma atração para a toda a família, que busca uma opção lazer e entretenimento na TV aberta.

Além de deter a exclusividade nos direitos autorais de duas séries de sucesso na televisão latina, os mexicanos ‘Chaves’ e ‘Chapolin’, o SBT comemora um recorde: a TV aberta com maior número de séries no ar – são 20.

Em 2010, o autor Tiago Santiago passa a fazer parte do time do SBT, e estreia sua primeira novela na emissora, ‘Uma Rosa com Amor’, que conquistou crítica e audiência com uma história de amor, e abriu espaço para a segunda trama do autor na casa, ‘Amor e Revolução’. No mesmo ano, o apresentador Raul Gil retorna para o SBT, depois de 25 anos longe da emissora, trazendo a alegria contagiante do ‘Programa Raul Gil’ para as tardes de sábado da programação. Quem também voltou para a emissora nesse ano foi a jornalista Marília Gabriela, fazendo entrevistas reveladoras no ‘De Frente com Gabi’.

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por grandes estreias no SBT. A segunda temporada do reality show ‘Solitários’ foi sucesso ao mostrar o confinamento dos participantes sob o comando da autoritária Val. Outro reality que agradou e emplacou duas temporadas, foi a competição de cantores mirins ‘Cantando no SBT’, comandada por Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara com Afonso Nigro como jurado. Quem tem talento para a dança também teve espaço na programação, com a primeira temporada de ‘Se Ela Dança, Eu Danço’. Apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden, o programa contou com a experiência dos jurados Jarbas Homem de Mello, João Wlamir e Lola Melnick, e revelou John Lennon da Silva. A conciliadora de casais e terapeuta sexual Ana Canosa entrou em cena no ‘SOS Casamento’ para solucionar problemas da vida a dois. E quem ainda não encontrou o par perfeito conta com a ajuda do psiquiatra Jairo Bouer e da consultora de imagem Alana Rodrigues, os experts do ‘Esquadrão do Amor’.

No segundo semestre de 2011, a psicóloga Suzy Camacho ocupa a faixa nobre nas noites de sexta com o ‘Quem Convence Ganha Mais’. Além de terem seus conflitos pessoais resolvidos com conselhos de uma profissional, os participantes levam prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil. E o mais novo programa comandado por Silvio Santos, ‘Um Milhão na Mesa’, estreou no segundo semestre de 2011, um emocionante jogo, com premiações de até R$ 1 milhão.

O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o programa ‘Tenha Estilo’, um programete de cinco minutos, que tem como proposta orientar o telespectador sobre moda, estilo e comportamento. Em janeiro de 2012, Patricia Abravanel tem a sua estreia como apresentadora de programa de entretenimento ao lado de Marcio Ballas na primeira temporada do game show ‘Cante Se Puder’. A atração mostrava duelos musicais com famosos que enquanto cantavam, passam por diversas distrações divertidas e inusitadas.

Silvio Santos ficou à frente do programa ‘Um Milhão na Mesa’, que estreou em setembro de 2011. O game show de perguntas e respostas tinha como prêmio máximo R$ 1 milhão.

‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’, comandado por Carlos Nascimento, estreou no dia 11 de julho de 2012. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que mais fez pela nação e se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, mais de 1.293.691 milhões de internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente.

O ‘Esquadrão da Moda’ estreou no SBT em 2009, apresentado pela top model e consultora Isabella Fiorentino e pelo stylist Arlindo Grund. A dupla ajuda mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada. Os participantes são indicados por amigos e familiares. O telespectador também aprende a entender o que vestir e, principalmente, o que ele não deve usar.

‘Corações Feridos’, adaptação de Iris Abravanel, estreou em janeiro de 2012 e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros.

A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, que estreou no dia 21 de maio de 2012, às 20h30, ocupou um lugar de sucesso. Professora Helena (Rosanne Mulholland) e os alunos do terceiro ano passaram por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando telespectadores e unindo a família brasileira. A trama é considerada um fenômeno em audiência - vice-liderança isolada - e de repercussão em redes sociais, comercial e de licenciamento.

A novela ainda deu origem a um projeto inédito, a série ‘Patrulha Salvadora’, com autoria de Iris Abravanel. A série estreou em 11 de janeiro de 2014 em uma nova faixa-horária: sábados, às 20h30. ‘Patrulha Salvadora’ conta a história de nove patrulheiros que possuem superpoderes para manter a ordem da fictícia cidade de Kauzópolis, que é constantemente atacada por vilões.

Em 15 de julho de 2013 estreou no SBT a novela Chiquititas, mais uma trama adaptada pela autora Iris Abravanel, que consolidou a vice-liderança de audiência da faixa horária das 20h30, iniciada por Carrossel. A história de Mili (Giovanna Grigio) e de todos os demais moradores do orfanato Raio de Luz completou um ano no ar com sucesso de licenciamento, são mais de 300 produtos. As canções da trilha sonora da trama se tornaram grandes hits para as crianças e seus videoclipes também conquistaram a família brasileira.

Em novembro de 2013, Patricia Abravanel comanda uma nova atração na emissora, o ‘Máquina da Fama’, que agradou os telespectadores com a competição entre covers de cantores nacionais e internacionais. A atração se consolidou na vice-liderança de audiência nas noites de segunda-feira.

No ano de 2014, o SBT estreou a atração de dois grandes nomes contratados pela emissora, Danilo Gentili, que comanda desde 10 março o talk-show ‘The Noite com Danilo Gentili’ e o apresentador Otavio Mesquita, que apresenta a atração ‘Okay Pessoal’ desde 28 abril.

E mais, o ‘Troféu Imprensa’ realizou em 2014 sua 56ª edição. O evento, que é transmitido anualmente pelo SBT, premiou os maiores destaques da televisão brasileira do ano de 2013. O ‘Troféu Imprensa’ foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (falecido em 2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos para elegerem os vencedores que eram divulgados posteriormente pelos jornais, pois não havia estatueta. Em 1970, Plácido cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos. 

SBT em números: 

  • 33 anos de vida;
  • 114 emissoras, que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores;
  • 24 horas de programação diária diversificada;
  • A participação do SBT - em junho de 2014 - é de 13,4% na Grande São Paulo e de 12,1% no mercado nacional.
  •  Em média, no Brasil, cerca de 10,8 milhões de domicílios e 18,8 milhões de indivíduos assistiram pelo menos 1 minuto do SBT no mês de junho de 2014;
  • O SBT tem a participação de 18,6% do bolo publicitário em TV aberta, considerando o período de janeiro a junho de 2014.
  • Está presente em 96,6% de todo o IPC brasileiro dos lares com televisão;
  • O SBT atinge 191 milhões de telespectadores e 58 milhões de lares.
  • Apresenta mais de 20 seriados de sucesso mundial;
  • O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês; 
  • O Facebook do SBT é o mais curtido entre as tevês abertas com mais de 6,3 milhões de fãs;
  • No Twitter possui mais de 1,8 milhão de seguidores;
  • O perfil da emissora no Instagram possui mais de 37 mil seguidores;
  • No Google+, o perfil do SBT já superou a marca de 650 mil seguidores;
  • Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV;
  • A sede na Vila Guilherme recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhanguera recebe em média 2.300 pessoas por semana, o que corresponde a 9 mil pessoas por mês;
  • O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês;
  • O Programa Silvio Santos entrou para o Guinness 93 por ser um dos programas mais duradouros da TV, com mais de 30 anos;
  • O CDT/Anhanguera conta com 8 estúdios, somando uma área total de mais de 4.400 m², que inclui uma ampla e moderna redação de Jornalismo;
  • A cidade cenográfica da emissora possui uma área de 6.500 m².

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.