0
Silvio Santos comanda o “Jogo das Fichas”. (Foto: Reprodução/YouTube)
SBT voltou a levantar suspeitas de plágio após o lançamento de uma nova atração. Trata-se do “Jogo das Fichas”, game show que estreou no final de agosto e que vai ao ar aos domingos.

O problema é que a atração tem um formato bastante semelhante ao de outro programa: o “The Wall”, da rede norte-americana NBC. No game show internacional, participantes respondem perguntas de cultura geral e concorrem a prêmios em dinheiro. A cada resposta correta, algumas bolas caem de um muro sobre casas que marcam alguns valores, que vão de zero até 1 milhão.
No “Jogo das Fichas”, a dinâmica é praticamente a mesma. A diferença é que ao invés de bolas, são fichas que caem sobre um tabuleiro vertical que indica os valores acumulados pelos participantes, que ainda rodam peões com prêmios em dinheiro.

De acordo com a colunista Keila Jimenez, o curioso é que a ideia de Silvio Santos de lançar o programa veio logo após uma viagem do dono do SBT ao Estados Unidos. A emissora teria tido conhecimento sobre o formato, mas desistiu de comprá-lo. A NBC já desconfia de plágio.
Vale dizer que esta não é a primeira vez que o SBT é acusado de algum tipo de plágio. O caso atual chega a ser parecido com o da “Casa dos Artistas”. Na época, Silvio Santos também teria negociado a compra do formato do “Big Brother”, mas desistiu. Apesar disso, pouco tempo depois, a emissora lançou “A Casa dos Artistas” (em 2001), declarando guerra à Globo, que adquiriu o formato do reality antes. A disputa se arrastou até 2010, quando a Justiça enfim considerou que “A Casa dos Artistas” tratava-se realmente de um plágio do “Big Brother”.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.