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No ar em Carinha de Anjo, Maisa Silva pode ter estrelado propaganda irregular no SBT. (Foto: Reprodução)
No ar em Carinha de Anjo, Maísa Silva pode ter estrelado propaganda irregular no SBT. (Foto: Reprodução)
O SBT pode ter que enfrentar mais problemas na Justiça, e novamente com o envolvimento de Maísa Silva. A emissora de Silvio Santos, que recentemente foi alvo de investigações sobre o constrangimento da atriz mirim com Dudu Camargo no Programa Silvio Santos, e logo depois da acusação de que ela teria provado bebida alcoólica no The Noite, agora será investigada por promover uma suposta propaganda irregular relacionada à novela Carinha de Anjo.

A Justiça proíbe qualquer tipo de merchandising em atrações infantis, e o SBT se torna alvo justamente por isso. Acontece que a emissora realizou recentemente uma ação comercial do Guaraná Dolly com a personagem Juju, interpretada por Maísa. De acordo com o site da jornalista Cristina Padiglione, a ação, que se estende a um canal no YouTube estrelado pela personagem, passou a ser investigada pelo Procon de São Paulo.
O caso foi aberto em setembro, após uma denúncia do programa Criança e Consumo, que divulga e debate ideias sobre questões relacionadas à publicidade infantil, e avalia que as postagens comerciais da empresa de refrigerantes são contrárias ao artigo 37, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor.
No canal, intitulado Vlog da Juju, criado pelo próprio SBT em uma ação de segunda tela, havia duas postagens — já excluídas — , uma em comemoração ao Dia das Mães e o outra relacionada ao Dia dos Pais, com vários elementos alusivos à marca Dolly. Personagens infantis da trama cantavam o jingle da marca e desfilavam com o mascote da empresa, o Dollynho.
O caso também pode se enquadrar em outros artigos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Este é o primeiro caso de investigação sobre suposta propaganda irregular envolvendo crianças em conteúdo para a internet.
Em resposta ao site da jornalista, o SBT se limitou a dizer que cumpre a lei. Mas vale lembrar que a emissora já enfrentou problemas judiciais por irregularidades com publicidade infantil. Em 2011, o canal foi multado em R$ 1 milhão pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor por promover ações publicitárias indiretas em seus programas infantis. Em 2015, a emissora também foi condenada a pagar uma multa de R$ 700 mil por fazer merchandising na novela Carrossel (2013).

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