0

 Dilma Rousseff orienta Lula em debate no SBT em 2006; papéis podem se inverter em 2014

Representantes do SBT, UOL e Folha de São Paulo se reuniram nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, com os representantes dos três principais candidatos à Presidência da República para discutir uma agenda de debates e sabatinas, que terão transmissão na TV (SBT), na Internet (UOL) e participação da Folha de São Paulo. As sabatinas aconteceriam em maio e o debate no 1º turno no mês de setembro. Ainda estão previstas entrevistas com os principais candidatos no SBT Brasil.

Segundo o diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada, trata-se de uma parceria importante: "Três veículos de grande porte estão atuando juntos numa parceria que consolida um polo forte na cobertura das eleições".

Folha, UOL e SBT propuseram uma mudança no formato dos debates. Em vez de perguntas e respostas dentro de um tempo preestabelecido, com interrupção da fala sempre que a contagem termina, cada candidato teria um banco de minutos. 

Nesse formato, utilizado na França, o candidato fica livre para formular perguntas e respostas no tempo que quiser. A duração da fala é debitada do banco de minutos e, a cada interrupção de um adversário, o relógio é parado.

Íris Campos, representante do candidato Eduardo Campos (PSB), aprovou o formato: "A ideia é inovadora e contribui para reconstruir o que realmente deve ser um debate, trazendo um formato menos engessado e mais interessante para quem de fato precisa entender o que está sendo falado".

Já Laerte Rímolo, representante de Aécio Neves (PSDB), destacou a união de três veículos de grande porte em um pool eleitoral: ""A união de grandes grupos de comunicação é interessante porque hoje as mídias estão realmente interligadas. Nosso candidato está disposto a aceitar qualquer tipo de regra para participar".



Por sua vez, José Américo, da campanha de Dilma Rousseff (PT) à reeleição, destacou a repercussão que esses veículos podem dar: " "Já em 2010 nós vimos a repercussão que teve o debate promovido pela Folha e o UOL".

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.