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Os alemães não desistiram. O instituto germânico GfK, que pretende se tornar concorrente do Ibope no Brasil em aferição de audiência de TV, irá reunir-se nos próximos dias com o mercado anunciante e emissoras de TV para dar sequência aos acordos de instalação do serviço. 

As conversas do GfK com seus potenciais clientes começaram em dezembro de 2012 e ganharam força a partir de abril deste ano. 

O instituto, que atua em mais de cem países, entre eles EUA, Holanda e Portugal, oferece amostragem de pesquisa 35% maior que a do Ibope, com mais peoplemeters (aparelhos instalados nas residências para aferir a audiência) e preço menor. O instituto apresentou orçamento preliminar de cerca de R$ 50 milhões anuais, a ser rateado entre os clientes do país para a implantação da pesquisa. 

A Folha apurou que as emissoras Band, Record, SBT e RedeTV! estão negociando a divisão desses custos. 

A empresa alemã pretende ter os contratos com as redes de TV e agências de publicidade assinados ainda neste ano, para colocar a pesquisa em funcionamento em 2014. 


"Está tudo indo bem. A cúpula da GfK está vindo ao Brasil para reuniões técnicas e comerciais com os interessados", afirma o empresário Fabio Wajngarten, que intermedeia as negociações no país. 

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