Os alemães não desistiram. O
instituto germânico GfK, que pretende se tornar concorrente do Ibope no Brasil
em aferição de audiência de TV, irá reunir-se nos próximos dias com o mercado
anunciante e emissoras de TV para dar sequência aos acordos de instalação do
serviço.
As conversas do GfK com seus
potenciais clientes começaram em dezembro de 2012 e ganharam força a partir de
abril deste ano.
O instituto, que atua em mais de cem
países, entre eles EUA, Holanda e Portugal, oferece amostragem de pesquisa 35%
maior que a do Ibope, com mais peoplemeters (aparelhos instalados nas
residências para aferir a audiência) e preço menor. O instituto apresentou
orçamento preliminar de cerca de R$ 50 milhões anuais, a ser rateado entre os
clientes do país para a implantação da pesquisa.
A Folha apurou que as emissoras Band, Record, SBT e RedeTV! estão negociando a
divisão desses custos.
A empresa alemã pretende ter os
contratos com as redes de TV e agências de publicidade assinados ainda neste
ano, para colocar a pesquisa em funcionamento em 2014.
"Está tudo indo bem. A cúpula da
GfK está vindo ao Brasil para reuniões técnicas e comerciais com os
interessados", afirma o empresário Fabio Wajngarten, que intermedeia as
negociações no país.
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